domingo, 20 de março de 2011

Olhai os lírios do campo.

   Hoje eu terminei de ler um livro chamado "Olhai os lírios do campo" do autor Érico Veríssimo e realmente eu precisava escrever um pouquinho sobre ele aqui. Ele conta a história de Eugênio, um garoto pobre cujo os seus pais faziam de tudo para tentar dar uma vida melhor a ele e ao seu irmão. Porém cresceu revoltado com a vida, com os pais e com Deus, pois sempre fora humilhado por sua classe social, aprendeu assim a ser inseguro e achar que para encontrar a felicidade precisava ser rico, ter conforto e dinheiro. Estudou muito e se formou em medicina, mas a princípio não gostava da profissão e não tinha confiança em si para realizar uma cirurgia. Enfim, conheceu Olívia, colega de faculdade, por quem se apaixonou. Olívia se ensinara a ver a vida com mais amor. Mesmo assim, ele se casa com Eunice, uma mulher muito rica, mas não é feliz. Olívia viaja e depois de três anos volta, com o presente mais lindo que Eugênio poderia receber de alguém, sua filha Anamaria. Ainda sem coragem de se divorciar se passa um curto período de tempo e Olívia adoece e morre, deixando muitas cartas a Eugênio, onde sempre declara seu amor infinito por ele. Na segunda parte do livro, Eugênio toma uma atitude, se separa da mulher para criar a filha, abre um consultório e passa a ser realmente um médico. Começa a atender pessoas pobres, carentes, todas que chegavam até ele. Ganha pouco, mas começa a entender o verdadeiro sentido da vida. Começa a ver que Deus está sempre presente, o homem é que não consegue perceber. Eugênio, finalmente encontra a auto confiança, o amor, a felicidade e principalmente Deus, sempre com Olívia no consciente. 
   Eu não estava gostando do livro no começo, mas na segunda parte eu aprendi bastante coisa. Vale muito a pena ler, recomendo de verdade, espero que leiam e gostem!
   Termino o texto com uma frase que Olívia diz na narrativa e que é a pura verdade: "Olha as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida."

 Um grande beijo !

3 comentários:

  1. Nossa, interessante o livro, apesar de eu não gostar muito desse tipo de leitura. Mas sempre acabamos aprendendo alguma coisa que está à nossa frente com esse tipo de leitura. Resolvi comentar porque a lição do livro me sooou muito parecida à de uma música que a minha professora levou hoje na faculdade, como despedida. O nome da música é O Cantão - Gabriel Pensador. Uma das partes que mais chamou atenção nela é: "ele viu que a riqueza na verdade é viver com humildade e vencer o preconceito"

    ResponderExcluir
  2. Ah, e gostei do estilo do seu blog. Pareceu bem organizado. Irei acompanhá-lo sempre que der ;) Mande-me recados no skoob quando postar!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Gabriela, sabe eu também pensei que não fosse gostar desse livro, mas eu gostei tanto que até me surpreendi =]
    Aviso siim, pode deixar, um grande beijo !

    ResponderExcluir